Tranquilidade faz diferença em momentos decisivos

20/06/2012 17:40

 

Dicas e hábitos simples podem tornar exames e vestibular mais fáceis 

Está chegando mais um período de vestibular e quem quer ingressar no ensino superior no segundo semestre já conta os dias para fazer a prova. Porém, agora é o momento em que o candidato deve descansar para poder fazer uma prova tranquila. Dicas simples podem ajudar muito no dia do exame. Ao contrário de que muitos pensam, a semana que antecede a prova não deve ser dedicada exclusivamente aos estudos, e sim a revisões, resolução de dúvidas e um tempo para o lazer. Para realizar um estudo organizado, o aluno deve programar seus horários e disciplinas de modo que todas sejam estudadas, sempre fazer redações e ler revistas e livros, para ficar “antenado” com os assuntos da atualidade.

Francisco Resende, diretor geral da Faculdade Pitágoras Divinópolis, diz que o candidato não pode esquecer do lazer e do esporte, pois além de relaxar, deixa o corpo com disposição. “Tão importante quanto estudar é não deixar de lado as atividades sociais e de lazer. Estas ajudam a deixar a cabeça legal para os estudos. Praticar algum tipo de esporte também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição”, explicou.


Seguindo as dicas certas, os vestibulandos que farão sua prova no próximo domingo 
no Campus da Faculdade Pitágoras têm tudo para se saírem bem

O diretor ainda deixa uma dica importante para os candidatos: ser curioso, pois “a curiosidade é um dos requisitos básicos de um bom vestibulando. Assim, sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure seu significado no dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem maiores chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões”, orientou.

Dicas simples

A alimentação pode ser uma grande aliada no dia da prova. É recomendável que o candidato não ingira alimentos pesados ou que não fazem parte de seu cardápio habitual na semana que antecede a prova, para evitar problemas de saúde. Chocolates, barrinhas de careais e águas são opções ideais para o dia do exame.

Durante a semana, o candidato deve procurar programas mais tranquilos e fugir de tudo que possa gerar estresse. “É interessante também que todo candidato faça uma visita ao local de prova para ir se familiarizando com a região e traçar um plano de como chegar ao local. Lembrando que muitos vestibulares são extremamente rigorosos com relação ao horário de entrada dos vestibulandos. Chegar atrasado pode significar a perda da prova”, disse Francisco. Para o dia da prova, a dica é para procurar chegar no local com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução.

Dúvidas

Rafael Castro prestou vestibular esse ano e já está se preparando para a matrícula. Ele irá cursar Publicidade e Propaganda na Faculdade Pitágoras. Porém, no dia da prova a dúvida sobre a escolha do curso ainda incomodava. “Eu estava com dúvida e o que eu conhecia do curso era por informações de internet e amigos. Achei interessante que, no dia do vestibular, os coordenadores de todos os cursos estavam no local para tirar dúvidas dos alunos. Foi muito esclarecedor e fiz a prova tranquilo”, lembra.

Assim como Rafael, muitos candidatos fazem a prova inseguros por não ter certeza do curso que escolheram. A Faculdade Pitágoras, que irá realizar seu vestibular neste domingo, procura esclarecer todas as dúvidas referentes aos cursos oferecidos para que o candidato entre na sala de aula certo de sua escolha. “A Faculdade Pitágoras disponibiliza, no Campus, todo o time de coordenadores e um grande número de professores, para que todo candidato tenha a certeza da área e do curso escolhidos”, explicou Francisco Resende.

Já com a prova na mão, Francisco ainda deixa mais algumas dicas. “Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último. Se tiver que ‘chutar’ num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso. Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes. Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos”, finaliza.

________________________________

Reportagem produzida pelo aluno do curso de Jornalismo da Faculdade Pitágoras Divinópolis/MG: André Bernardes (5º Período)

Fotos: AGP3 – Faculdade Pitágoras

Edição e Supervisão: Professor Ricardo Nogueira (MG 11.295 JP) 

 

Voltar