Deseja crescer profissionalmente? Então, faça amigos!

15/05/2012 18:09

Para conseguir mais oportunidades de crescimento em sua carreira, valorize seus contatos e seja sociável. Veja algumas dicas para ajudar você!

Não se esforçar para criar e manter amizades no trabalho pode prejudicar sua carreira. Desenvolver relacionamentos saudáveis no ambiente profissional é muito importante para seu posicionamento no mercado.

Pesquisas recentes mostram que pessoas sociáveis têm 40% mais chances de obter crescimento profissional nos anos seguintes do que aqueles que se privam de atividades sociais e amizades no escritório.

Shawn Archor, autor do livro The Happiness Advantage: The Seven Principles of Positive Psychology That Fuel Success and Performance at Work, diz que “o quanto oferecemos no trabalho afeta diretamente o quanto recebemos”. A partir da quantidade de apoio social que as pessoas recebem, o autor divide os profissionais em duas categorias: trabalhadores altruístas e trabalhadores isolados.

O primeiro grupo relatou uma satisfação significativamente maior em seus empregos e contaram estar dez vezes mais comprometidos com seus trabalhos do que os trabalhadores isolados. Podemos ver que, não só os trabalhadores altruístas se beneficiam com seu comportamento, como também as pessoas ao seu redor são impactadas positivamente por essa conduta. Segundo Archor, “a felicidade no trabalho nos faz 31% mais produtivos, com vendas 37% mais altas, e as pessoas nos percebem mais carismáticos e somos até três vezes mais criativos”.

Além de todos esses benefícios, o apoio social também pode melhorar sua saúde. Archor conta que o baixo apoio social pode causar tantos dados quanto à pressão alta. Um estudo feito em 2007 com 1.648 alunos de Harvard descobriu que o apoio social é o melhor fator para a previsão da felicidade em períodos de muito estresse. Por isso, não se isole no escritório, mas faça amigos. Além de alavancar sua carreira, eles podem melhorar sua qualidade de vida.

Voltar