Ainda dá tempo de fazer o Vestibular da Faculdade Pitágoras

24/05/2012 08:30

Inscrições para os 18 cursos ofertados para o segundo semestre vão até sábado (26/05) e provas acontecem no domingo (27/05)

Os interessados em iniciar um dos 18 cursos de graduação oferecidos pela Faculdade Pitágoras Divinópolis no próximo semestre têm até esta sexta-feira (25/05) para fazer a sua inscrição para o Vestibular pela internet, no site www.vestibularja.com.br. Já as inscrições pelo telefone (0800 2831010) ou pessoalmente, na Central de Informações da Faculdade Pitágoras, vão até sábado (26/05). As provas serão realizadas no domingo (27/05), às 14h, na Faculdade Pitágoras. O início das aulas no segundo semestre está previsto para 1º de agosto

Com uma metodologia moderna, possibilitando maior tempo de contato com os professores e com o conteúdo das disciplinas, além de grande aparato tecnológico e maior integração das atividades teóricas e práticas, a Faculdade Pitágoras Divinópolis oferece 18 cursos de graduação nas áreas de Engenharias, Direito, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Gestão. Os calouros terão várias novidades em 2012, com melhorias nos laboratórios e na infraestrutura. Apostando em tecnologia e inovação como aliados do processo de ensino, a expectativa é de que mais de 85% das salas de aula estejam equipadas com todo aparato multimídia, incluindo projetores eletrônicos e equipamentos de som, oferecendo completa estrutura para os professores e alunos de todos os cursos.

Melhorias na infraestrutura

Visando oferecer total conforto e segurança para alunos e professores, a instituição concluiu uma série de obras internas e externas, iniciando um projeto de modernização do Campus em 2012. As 90 salas de aula da unidade passaram recentemente por reforma de infraestrutura e pintura e novos equipamentos multimídia foram instalados. Segundo o diretor-geral da Faculdade Pitágoras Divinópolis, Prof. Francisco Resende, estas obras representam o início de um projeto mais amplo de expansão do Campus para o

segundo semestre de 2012. “Além das salas de aula, investimos na pintura completa nos corredores dos blocos e da praça de alimentação. Todo esse investimento, conjugado com a construção de um novo bloco, visa a melhoria nos serviços acadêmicos oferecidos pela Faculdade Pitágoras”, afirmou.

Atualmente, a Faculdade Pitágoras é a maior instituição de Ensino Superior de Divinópolis, com mais de 3600 alunos matriculados. Com a construção de um novo bloco, até o final do ano serão 30 novas salas de aulas no Campus, todas equipadas com estrutura multimídia. Com o expansão, a instituição passará a ter 7 blocos e a perspectiva é de que a unidade chegue a 4500 mil alunos até 2013.

Dentro desta perspectiva de melhorias, começaram nesta terça-feira (22/05), em parceria com a Prefeitura, as obras de calçamento e de construção de meio-fio das ruas Santos Dumont e Gildete Camargos Ulisses, vias que dão acesso aos estacionamentos externos da Faculdade Pitágoras. A obra tem previsão de 30 dias e, após concluída, alunos e professores terão mais vagas de estacionamentos externos, além de segurança e novas opções de acesso ao Campus, melhorando o trânsito na região da instituição e as vias de escoamento de veículos para o Centro e bairros.

Estudar pagando apenas R$ 17 por mês

Um dos benefícios que os alunos ingressantes na Faculdade Pitágoras terão neste segundo semestre de 2012 é a elegibilidade ao Novo FIES (Programa de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) de todos os 18 cursos oferecidos pela instituição. O programa de inclusão educacional é uma grande oportunidade para quem deseja ingressar em qualquer curso superior, mas não tem condições de arcar com as despesas de mensalidade. Reformulado recentemente e com taxa de juros de apenas 3,4% ao ano, o Novo FIES facilita a realização do sonho de ingresso na faculdade e a conclusão do curso superior.

Na Faculdade Pitágoras os alunos conseguem financiamento de até 100% das mensalidades e as parcelas possuem valores fixos. Além disso, durante a graduação, os alunos podem pagar apenas R$ 50 por trimestre. Outro benefício é que todos os alunos que aderem ao Novo FIES começam a quitar o financiamento somente 18 meses após a conclusão do curso, podendo parcelar a dívida em até 3 vezes o tempo de duração do curso mais um ano. Para um curso de 4 anos, por exemplo, a dívida pode ser parcelada em até 13 anos (3 vezes a duração do curso = 12 anos + 1 ano) com mensalidades fixas.

Segundo Francisco Resende, o Novo FIES é uma grande chance de ingresso e conclusão do Ensino Superior. “Nunca tivemos uma linha de crédito, oferecida pelo Governo Federal, tão vantajosa para os alunos como esta. Quem optar por este financiamento só começa a pagar as parcelas depois de quase dois anos de formado, já no mercado de trabalho e ganhando seu próprio dinheiro. É uma excelente opção para quem pensa em investir na sua formação. Nossa orientação é para que todos os interessados façam o vestibular para que, depois de aprovados, possamos oferecer a melhor opção para que ele possa iniciar o curso superior”, explica.

Aumento da renda em até 230,4%

Segundo dados do Cadastro Central de Empresas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta semana, em todo o Brasil houve um aumento na diferença dos salários pagos de acordo com o nível de escolaridade do empregado. Em 2009, quem tinha ensino superior ganhava de 225% a mais, em média. Em 2010, essa diferença passou para 230,4%. Trabalhadores com ensino superior receberam, em média, 7,6 salários mínimos em 2010, enquanto aqueles sem escolaridade superior tiveram média salarial de 2,3 salários mínimos no mesmo ano.

Os dados da pesquisa do IBGE mostram a diferença que um diploma de curso superior faz na vida das pessoas. A Faculdade Pitágoras está credenciada pelo Ministério da Educação para o Novo FIES e ao PROUNI (Programa Universidade Para Todos). Além desses programas do Governo Federal, a Faculdade Pitágoras possui diversos convênios com agentes financeiros, que oferecem linhas de crédito especiais para o financiamento da mensalidade escolar. Através dessas linhas de crédito o aluno paga agora metade do valor da mensalidade e a outra metade mais encargos somente após o término do seu curso.

De acordo com Francisco Resende, a adesão ao FIES aumentou intensamente nos últimos anos na Faculdade Pitágoras. “Pelas facilidades oferecidas pela instituição e em função dos baixos juros cobrados, temos um grande índice de alunos que aderiram ao FIES. Em 2012, por exemplo, dos mais de 1.100 calouros que ingressaram na Faculdade, cerca de 40% contrataram o FIES logo no primeiro mês de aulas. A tendência é aumentar ainda mais o interesse pelo financiamento nos próximos vestibulares”, diz. Este, para o diretor, é o melhor caminho para o acesso a uma Faculdade. “O Governo quer chegar a 10 milhões de alunos no Ensino Superior e está investindo para isso. A democratização e investimentos no FIES são parte integrante para se conquistar esta ambiciosa meta”, afirma.

Qualquer estudante matriculado no Ensino Superior em instituições que tiveram uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) pode participar do FIES. Todos os 18 cursos oferecidos pela Faculdade Pitágoras Divinópolis são elegíveis ao FIES. Segundo a supervisora comercial da Faculdade Pitágoras, Danielle Gomes, a instituição facilita o processo de contratação do financiamento para os alunos. “Alunos novos na Faculdade Pitágoras conseguem financiar 100% do seu curso desde o princípio e ainda podem fazer a matricula condicional, ou seja, o estudante contempla a matricula no financiamento. Oferecemos também a condição com isenção de apresentação do fiador, para isso é necessário comprovação de renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio”, explicou.

 

O aluno interessado neste financiamento precisa se cadastrar no site SISFIES: www.sisfiesportal.mec.gov.br. Navegando no Portal, ele terá todas as informações necessárias. A contratação envolve ações posteriores da Faculdade e também de um banco credor, mas o processo costuma ser

bastante ágil. “A duração de todo processo de contratação dura, em média, 20 dias. O estudante deve ficar atento às datas estipuladas para não perder o prazo”, orienta Danielle. Mais informações sobre o Novo FIES na Faculdade Pitágoras podem ser obtidas pelos telefones (37) 2101-4877 ou 2101-4818.

ENEM, transferências e obtenção de novo título

Além do vestibular tradicional, outra opção de ingresso na Faculdade Pitágoras é a utilização dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que desde 2009 servem de critério para a seleção de candidatos. Nesse modelo, o candidato poderá participar de ambas as modalidades de seleção – submetendo-se, simultaneamente, à prova e concorrendo pela nota do Enem, conforme critérios estabelecidos no edital do processo seletivo. Para participar do processo de seleção por meio do Enem, o candidato deverá, ao se inscrever no vestibular, informar o número de inscrição no exame e o ano a ser considerado. No caso do não preenchimento das vagas em uma das formas de ingresso (Enem ou Vestibular), as remanescentes serão automaticamente transferidas para a modalidade de seleção em que ainda houver candidatos classificados no mesmo curso-turno.

A Faculdade Pitágoras também está recebendo alunos que desejam iniciar processo de transferência para qualquer um dos 18 cursos oferecidos pela instituição, além daqueles profissionais que já possuem um título superior e buscam qualificação através de obtenção de um novo título. Mais informações sobre essas duas modalidades podem ser obtidas através do telefone (37) 2101-4818.

Apoio ao Prato da Casa 2012

A Faculdade Pitágoras investe na cultura regional e é parceira do maior evento gastronômico do Centro-Oeste: o Prato da Casa 2012. O evento acontece neste mês e vai até o dia 23 de junho em diversos bares e restaurantes de Divinópolis e cidades vizinhas, quando são avaliados os pratos mais tradicionais da gastronomia local.

Segundo o coordenador do Prato da Casa 2012, Gustavo Bicalho, ter uma instituição de ensino de tamanha credibilidade e importância como parceira do evento engrandece ainda mais as noites de visitas aos estabelecimentos. “O Prato da Casa é hoje um evento de grande mobilização que nasceu dentro da Faculdade Pitágoras, quando eu era aluno de Publicidade e Propaganda e desenvolvi o projeto como Trabalho de Conclusão de Curso. Com a ajuda dos professores, o projeto transformou-se neste grande evento. Ter a Faculdade Pitágoras como parceira é a continuação de um ciclo que começou dentro de uma das salas de aula da Instituição e é uma grande honra para nós”, afirmou.

Durante todas as visitas da equipe de jurados do Prato da Casa 2012, a Faculdade Pitágoras estará presente com uma equipe especializada para interagir com os participantes trazendo jogos e testes vocacionais, além de tirar dúvidas e simulações de custos sobre os cursos de Graduação, Pós-Graduação e FIES, promovendo descontos nas inscrições para vestibular e sorteios de diversos brindes.

VESTIBULAR FACULDADE PITÁGORAS

Inscrições pela Internet (www.vestibularja.com.br). Até 25/05 (sexta-feira)
Inscrições pelo telefone (0800 283 1010) ou pessoalmente. Até 26/05 (sábado)
Prova: 27 de maio, às 14h, na Faculdade Pitágoras
Mais informações sobre o vestibular e FIES: (37) 2101-4818 / 2101-4877 / 2101-4853

 

Voltar