4 dicas para não ser manipulado no ambiente de trabalho

11/04/2012 12:41

 

 

Ser manipulado faz você se sentir inseguro e desvalorizado. Confira algumas dicas de como evitar que isso aconteça no ambiente de trabalho.

Amigos, familiares, chefes e colegas de trabalho podem, de forma consciente ou não, agir para manipulá-lo e controlá-lo. Evitar que essa situação ocorra e prejudique suacarreira e vida pessoal só irá depender de você. Por mais difícil que a tarefa pareça, é muito importante que você vença seus obstáculos particulares e saiba como reagir em ocasiões como essa. Perpetuá-la irá afetar sua saúde emocional, pois você se sentirá inseguro, desvalorizado e estressado.

Confira algumas dicas de como não ser manipulado:

1) Mentalidade

A primeira coisa que você deve fazer é eliminar a mentalidade ou os pensamentos negativos que fazem com que você acredite que essa situação não pode ser transformada. Ter essa disposição fará com que você desista na primeira dificuldade. Não se acomode com o comportamento do manipulador em relação a você, mas procure reciclar suas ideias sobre si mesmo.

2) Saiba escolher

A escolha de ser manipulado ou não é sua. Você tem a capacidade de dizer não e, quando achar que isso é necessário, não tenha medo de dizê-lo. As conseqüências de suas decisões irão cair sobre você então não deixe que os outros façam as escolhas em seu lugar. Se estiver em dúvida, converse com pessoas de confiança e peça um tempo para responder.

3) Estabeleça limites

Não deixe que a outra pessoa o manipule com jogos sentimentais ou ameaças. Você deve determinar um limite muito claro para que o outro saiba que a partir daquele ponto ele não poderá prosseguir.

4) Tome precauções

Se for possível, evite pessoas que possuem comportamentos manipuladores. Caso contrário, estabeleça de antemão limites muito claros, para que essa pessoa entenda que você não irá tolerar esse tipo de atitude.

Voltar