3 dicas para ser produtivo sem ter que fazer várias coisas ao mesmo tempo

25/06/2012 09:38

Muitas pessoas pensam que para ser produtivo no trabalho é necessário ser multitarefa, ou seja, fazer mais de 3 ou 4 coisas ao mesmo tempo. Na realidade, porém, nosso cérebro não é capaz de administrar esse tipo de atividade. Os estudos científicos mostram que não conseguimos ser bem sucedidos na multitarefa porque somos biologicamente incapazes de processar várias demandas por muita atenção ao mesmo tempo. Como resultado, tudo o que obtemos ao fazer várias coisas ao mesmo tempo é estresse, baixa produtividade e má qualidade de nossos serviços. Ou seja, você pode até concluir as tarefas, mas elas estarão mal feitas.

Se ser multitarefa não funciona, o que fazer para ser mais produtivo? Confira essas 3 dicas para ser produtivo sem ter que fazer várias coisas ao mesmo tempo:
 

Dicas para ser mais produtivo: Fazer exercícios

Os exercícios físicos trazem grandes benefícios tanto para sua saúde física quanto mental. Pesquisas mostram que além de controlar o peso, a atividade física aprimora a memória em longo prazo, capacidade de concentração, foco e raciocínio. Além disso, o risco de demência e outras doenças mentais cai pela metade em pessoas que praticam atividades de lazer que envolvem exercícios físicos.

 

Dicas para ser mais produtivo: Durma bem

Dormir pouco prejudica a capacidade do cérebro de raciocinar rápida e claramente. Além disso, compromete sua capacidade de atenção, memória imediata e de trabalho, o humor, e de resolução de exercícios matemáticos. Para que você consiga produzir mais, não há nada como o descanso. Saiba a hora de parar de trabalhar e dormir, para que o dia seguinte não seja comprometido pelo sono.

 

Dicas para ser mais produtivo: Evitar o estresse

Existem 2 fatores que contribuem significativamente para o estresse e ambos são relacionados ao controle. Eles são: grandes expectativas que são esperadas de você; a falta de controle que você tem sobre sua performance, ou seja, você não sabe se sairá bem ou não. Saber equilibrar essas duas emoções é muito importante para que você possa combater o estresse e controlar a ansiedade. Caso contrário, a produtividade será dificilmente alcançada.

 

 

 

Voltar